Mancha de Óleo chega a costa dos EUA

A camada da atmosfera surge devido a variação da altitude.
ALTO IMPÉRIO ROMANO:
Compereende o período que vai da morte de Otávio à de Cômodo, é tambem chamado de período das dinastias. As principais características do alto império são a pouca expansão territorial e a grande preocupação em manter as fronteiras e organizar as províncias, principalmenta as mais distantes da capital. Depois de Otávio sucederam-se quatro dinastias: Dinastia Júlio Claudiana, Dinastia dos Antoninos, Dinastia dos Flávios e Dinastia dos Severos.
BAIXO IMPÉRIO ROMANO:
Durante o séc.III, a crise econômica agravou a crise política, e vários imperadores ficaram pouco tempo no cargo. As principais característica do baixo império foram a crise e a instabilidade política. Cada província começou a lutar pelo poder, cada província reconhecia um lider diferente, mas no séc.III houve as primeiras invasões: barbaros(qualquer um que nao falasse latim ou grego no território romano era chamado assim). As vezes as invasões eram passíficas, as vezes não.
Instituição mais importante deste período era o senado, foi um período de reformulação. Almentou a força do exército e maior urbanização, a assembléia Curiata perdeu sua função, ja a Centuriana ganhou força e poderes decisórios. Os cargos de Magistratura dividiu-se em:
Alheios às decisões políticas pemaneciam os estrangeiros (metecos) e os escravos, naturalmente. Em 560 a.C. Psístrato tomou o poder e repatiu as terras entre os camponeses.
Clístenes: idealizador da democracia
Eclésia: assembléia do povo na qual era discutido e votado os interesses públicos.
Furacões e tornados são exemplos de correntes de ventos com tendências sazonais, ocorrendo com maior frequência no Hemisfério Norte.
Furacões: sistemas de baixa pressão atmosférica. Originam-se sobre oceanos em áreas tropicais (Hemisfério Norte). Movimentam-se no sentido leste-oeste, gerando tempestades com ventos superiores á 120km/h. Fundamentais para levar calor e umidade das áreas equatoriais para regiões de latitudes altas no Hemisfério Norte.
Tornados: sistemas de baixa pressão atmosférica. Originam-se em áreas continentais. Os menores são determinados mínimos (160 km/h) e os maiores denominados máximos (400 km/h). Fortes redemoinhos, onde uma de suas extremidades podem tocar o solo.
2. Localização por instrumentos: tem o objetivo de tornar a localização mais precisa. A bússola é o mais comum, com o magnetismo terrestre apontado para a direção norte.O GPS (sistema de posicionamento global), possui orientação mais precisa que a bússola e seus sinais informam sua latitude e longitude de qualquer ponto do planeta.
Comformes: alteram as áreas e conservam as formas;
Equivalentes: modificam as formas e conservam as áreas;
Equidistantes: preservam algumas distâncias preferenciais.
Podem ser classificadas em três categorias:Cilíndrica: distorções menores nas áreas próximas do equador;
cônica: distorções próximas á linha do equador e dos polos;
Plana ou azimutal: distorções nas áreas mais afastadas do centro da projeção.
Os mapas desempenham funções que se diferenciam de acordo com a escala.
Os mapas temáticos são específicos para representar determinada região.
A terra possui forma esférica com um leve achatamento nos polos, por isso o planeta é iluminado de forma desigual, o que resulta na existência de diferentes zonas climáticas.
O solstício e o equinócio representam o início das estações do ano.
Devido á inclinação do eixo de rotação, as sequências das estações são opostas nos hemisférios Norte e Sul.
Creta:
1.Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (2,5 milhões até mais ou menos 10 mil a.C.): Os homens viviam nas cavernas perto de rios, para se proteger de animais (como bisontes, mamutes e tigres dentes de sabre). Se alimentavam de árvores frutíferas e peixes. Eram nômades, pois mudavam de lugar quando a comida se tornava escassa.
Utilizavam pedras, marfim, ossos e madeira.
Paleolítico Médio (125 mil anos a.C.), Homem de Neandertal e início da vida religiosa.
Paleolítico Superior (50 mil anos a.C.), Homem de Cro-Magnon. Ocorreram transformações climáticas.2. Mesolítico (transição do paleolítico para o neolítico), os homens paravam em lugares estratégicos para caçar.
3. Neolítico ou Idade da Pedra Polida (18 mil anos até mais ou menos 5 mil anos a.C.), Homem de Neandertal.Revolução Agrícola: Plantação de sementes para formação de árvores frutíferas, domesticação de animais, viviam em comunidades, nas quais era aplicado o sistema cooperativo (todos trabalham para o sustento de todos) e as atividades eram divididas de acordo com o sexo.
Produção de cerâmica para armazenamento de produtos como: trigo, cevada e aveia.
4. Idade dos Metais (5 mil anos até 4 mil anos a.C.)Desenvolveram técnicas para fundir metais como: cobre, bronze e estanho. O ferro foi descoberto á mais ou menos 1500 anos a.C. na Ásia.
No Brasil foi descoberto vestígios dos primeiros homens á 12 mil anos atrás, em Minas Gerais, estíma-se que os ossos sejam de sambaquis (povo que viveu no litoral brasileiro).
Copyright © 2009 the World on a Page All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates